A minha rotina de exercício físico

Olá! 🙂
Bem-vindos a mais um post no blogue!
Hoje, vou mostrar-vos a minha rotina de exercício físico. Espero que gostem!

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Um dos meus objetivos para 2018 é praticar mais exercício físico. Desde o início do ano tenho estado a pôr em prática esse objetivo e, felizmente, tem estado a correr muito bem!
Ao início, eu treinava apenas duas vezes por semana, mas no começo da semana passada, eu decidi que poderia tentar treinar quatro vezes. E consegui!
Agora o objetivo é tentar continuar com esta meta.

Quando comecei esta prática, o meu objetivo era “construir” um corpo melhor, mas mais do que isso era poder proporcionar ao meu corpo uma vida mais saudável e mais ativa. Onde, a ansiedade pudesse ser trabalhada. Noto, sem dúvida, que o exercício físico ajudou imenso a melhorar os meus níveis de ansiedade.
Aliado a isto é sempre importante ter uma alimentação saudável. Aos poucos, vou tentando mudar certos hábitos alimentares. Tento não comer tantas “porcarias” e ao invés disso, tento sempre colocar nas minhas refeições mais vegetais. Gosto também de comer muitas saladas e, antes ou a seguir às refeições tento sempre comer uma peça de fruta.

Faço todos os meus treinos de manhã. Claro, que isto depende de cada pessoa e dos horários de trabalho/escola de cada um. Mas, o mais importante não é a hora a que fazem, mas sim que façam!

Há tempos atrás partilhei um post aqui no blogue, onde mostrei qual era a aplicação que utilizava para treinar. Mas, hoje vou mostrar-vos quais são os exercícios físicos que faço e para quê é que servem, ou seja, para que zona do corpo é que trabalham.

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Os dias em que treino em casa, faço quatro planos de exercício físico: o plano de abdominais; o plano de braços; o plano de glúteos e o plano de pernas.
No plano de abdominais costumo fazer a ponte de chão, que consiste em deitar no chão e levantar o quadril mantendo as costas retas. O exercício de elevação do quadril fortalece o abdómen, a parte inferior das costas e os glúteos; Faço também a prancha; abdominais; sit ups; montanha, que consiste em começar com a posição de flexão, levando o joelho direito na direção do peito, saltanto e trocando de pé, trazendo o joelho esquerdo ao peito. Este exercício fortalece vários músculos, além de fortalecer o sistema cardiovascular; Por último faço o exercício do super-homem que consiste em deitar de bruços com os braços estendidos. Então, levanto os braços e pernas para se distanciarem do chão. É aconselhável a manter-mo-nos nesta posição por 2 segundos.
No plano de braços costumo fazer flexões, prancha, afundar tríceps com a cadeira e a montanha.
No plano de glúteos faço abdominais afundo, que consiste em estar de pé com os pés alinhados aos ombros e com as mãos na cintura. Damos um grande paço para trás com a perna direita, agachando até a coxa esquerda ficar paralela ao chão; Também faço “sentar na parede” que consiste em colocar as costas contra a parede, mantendo o quadris mais baixo até que os joelhos formem um ângulo reto. Este exercício é feito para fortalecer os músculos e os quadríceps; Boca de incêndio à direita e boca de incêndio à esquerda também fazem parte do meu plano. Este exercício começa com nós colocarmos as mãos no chão com os joelhos em direção à posição das nádegas e as mãos diretamente abaixo dos ombros. Em seguida, esticamos a perna direita/esquerda para o lado com os joelhos dobrados. Fazemos este movimento tão longe quanto possível; Também faço pulos laterais, elevação lateral das pernas, abdominais em plié, Pontapés de burro para a esquerda e direita. Este exercício é parecido à boca de incêndio, a única diferença é que aqui nós levantamos a perna esquerda ou direita para trás, comprimindo as nádegas tanto quanto possível.
Para o plano de pernas, eu costumo fazer o “sentar na parede“, estocada lateral, estocada (normal), também elevação de pernas, etc…
Para treinar os glúteos e as pernas, existem imensos exercícios que podem fazer. Só têm de procurar e de experimentar!

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Assim, concluímos que, a prática, contínua, de exercício físico, embora que possa proporcionar uma boa estética, também traz imensos benefícios para a saúde, quer esta seja a nível físico ou mental. Assim, o exercício físico ajuda a regular o peso (como é esperado); ajuda a equilibrar a ansiedade, o stress e o nervosismo; e ajuda a melhorar a auto-estima.

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Esta é a minha rotina de exercício físico! Tem resultado muito bem comigo…
Agora só faltas tu experimentar!

Espero que tenham gostado do post de hoje. Para a semana há mais!
Beijinhos ♥ 😀

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